A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública lançam esta terça-feira, 19 de maio, a campanha de segurança rodoviária “Duas Rodas – Agarre-se à Vida”, destinada a condutores de motociclos e ciclomotores.
A iniciativa decorre até ao próximo dia 25 de maio e tem como principal objetivo sensibilizar os utilizadores de veículos de duas rodas para a adoção de uma condução mais segura, defensiva e responsável, alertando para os comportamentos de risco associados à circulação rodoviária.
Segundo os dados divulgados pelas autoridades, entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2025 foram registados 34.177 acidentes envolvendo motociclos e ciclomotores em Portugal, dos quais resultaram 439 vítimas mortais, 3.028 feridos graves e 34.514 feridos ligeiros.
As entidades responsáveis sublinham que, apesar da maioria das vítimas serem condutores ou passageiros destes veículos, os acidentes envolveram também outros utilizadores da via, como peões e ocupantes de automóveis.
De acordo com o Plano Nacional de Fiscalização 2026, quase metade da sinistralidade grave associada a veículos de duas rodas ocorre em arruamentos urbanos e em estradas nacionais, contextos onde os motociclistas apresentam maior vulnerabilidade.
Com o lema “Duas Rodas – Agarre-se à Vida”, esta é a quinta de 11 campanhas previstas no Plano Nacional de Fiscalização 2026 e a segunda especificamente dedicada aos veículos de duas rodas a motor.
Durante a campanha, as autoridades irão reforçar ações de sensibilização e fiscalização, recomendando aos motociclistas o uso correto do capacete e de equipamentos de proteção individual, além da adoção de comportamentos prudentes na estrada.
A ANSR, GNR e PSP alertam ainda que práticas como o excesso de velocidade, manobras perigosas ou a circulação entre veículos aumentam significativamente o risco de acidente, apelando igualmente aos restantes condutores para uma partilha segura do espaço rodoviário.

